CENTRO TERAPÊUTICO DE BENAVENTE

EDUCAR AS MITOCÔNDRIAS

O jejum intermitente é uma estratégia de alimentação que alterna períodos de jejum e períodos de alimentação equilibrada.

Quais são os benefícios principais?

– Combater a inflamação

– Desintoxicar o organismo

– Melhorar a microbiota do intestino

 

Outros benefícios associados ao jejum incluem:

– Redução da gordura corporal

– Redução do peso

– Redução da pressão arterial

– Redução dos níveis de glucose

– Redução da proteína C reactiva

Todos os factores acima mencionados são importantes na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crónicas.

Os benefícios do jejum intermitente estão diretamente ligados à atividade mitocondrial e ao aumento da autofagia. Ou seja, o corpo faz a autodestruição das células danificadas, dando espaço para criar células, mais saudáveis.

 

O que acontece ao nosso corpo quando estamos em jejum?

Quando estamos em jejum, o nosso corpo entra em estado de alerta, e todo o sangue é direcionado para os órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece, como consequência, uma limpeza do trato intestinal, que se encontra sem nutrientes. 

Ao jejuar, várias coisas acontecem no interior das células:

– Altera os valores hormonais tornando a gordura armazenada disponível para as células.

– Promove o crescimento hormonal até 5 vezes mais do que o normal.
Os níveis de insulina melhoram fazendo com que a glicémia estabilize.

– Promove a autofagia, processo através do qual as células digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais. É considerado um détox das células. 

 

Jejum interminente e longevidade

Em relação aos estudos em humanos, há evidências preliminares de que o jejum intermitente pode melhorar marcadores de saúde associados à longevidade, como a redução da glicémia, a melhoria da sensibilidade à insulina, a diminuição da inflamação e o aumento da autofagia (processo de limpeza celular).

Condições em que há baixa energia, como em dietas restritas ou em jejum intermitente, estão ligadas ao envelhecimento saudável. 

Investigadores da Universidade de Bergen, na Noruega, estimaram recentemente que um jovem de 20 anos que elimine hambúrgueres, cachorros-quentes, pão branco e outros alimentos comuns da dieta ocidental, e ganhe o hábito de comer feijões, lentilhas, cereais integrais, frutos secos e legumes pode ter um aumento de até 13 anos na sua longevidade. 

Uma pessoa de 60 anos poderia ganhar mais de oito anos de vida e uma pessoa de 80 anos poderia ganhar mais de três, dizem os cientistas.

Tags :
Jejum,Medicina Chinesa

Partilhe este artigo:

Artigos recentes

Abrir WhatsApp
Olá, 👋 Precisa de alguma ajuda?
Olá, 👋
Precisa de alguma ajuda?