A conquista dos direito é um movimento de expansão. A energia dessa manifestação é de natureza Yang, combativa e de excelência. O conceito de harmonia da Medicina Chinesa assenta no equilíbrio dos opostos Yin e Yang. O Yin representa a energia feminina e o Yang, a energia masculina. As leis que regem o Todo são as seguintes:
São opostos – A oposição cria um equilíbrio dinâmico originando desenvolvimento e transformação:
Mulher-Homem
Mãe-Pai
Paz-Guerra
Noite-Dia
Baixo-Alto
Repouso-Movimento
Negativo-Positivo
Matéria-Energia
São complementares e dependentes – Cada um dos opostos, só existe na dependência do outro. Nenhum dos opostos pode existir isoladamente sem o outro.
Não são absolutos – Um contêm o outro e subdividem-se até ao Infinito.
No seu máximo, um transforma-se no outro – Quando um dos princípios atinge o seu limite máximo ou mínimo, o oposto desenvolve-se no sentido do equilíbrio.
O Yin está sempre presente – é a materialização do Yang | o Yang é inconstante : é o movimento (Professor Nuno Nunes)
A harmonia é gerada pela busca incessante do equilíbrio entre as duas energias. Por harmonia, entenda-se SAÚDE. O padrão consciente ou inconsciente gerado pela desarmonia das duas energias é caótico e causa desequilíbrio.
A endometriose é um desequilíbrio provocado pela sobredominância da energia Yang sobre a energia Yin enfraquecida.
Dentro de nós, coexistem as 2 energias, a passividade convive com a agressividade, a calma com a agitação, o medo com a coragem e a satisfação com a tristeza. Se projetarmos o que acontece no microcosmos para o macrocosmos, a evidência diz-nos que a submissão imposta ao feminino e levada ao seu máximo, transforma-se no oposto: a emancipação.
A luta pelos direitos das mulheres nos âmbitos culturais, económicos, civis, políticos e sociais é recente. O efeito deste movimento em massa é intenso porque é um movimento global de várias pessoas, várias comunidades em vários países, ao mesmo tempo.
6 a 10% das mulheres são portadoras de endometriose.
A evolução da Humanidade é feita de aprendizado e qualquer aprendizagem passa por um período de experiência (e de excesso) e é validada pela escolha consciente daquilo que é benéfico para a geração actual e para as gerações vindouras.
O padrão cultural e social feminino de tolerância, abnegação e cooperação foi sendo suprimido pelo padrão masculino de racionalidade, objetividade e exigência.
As mulheres emanciparam-se para lutar de igual para igual com a energia Yang e adotaram comportamentos que outrora eram socialmente e culturalmente apenas aceites nos homens. Inicialmente, foi uma escolha por necessidade. Necessidade de sobreviver, por si mesmas e pelos seus filhos.
Agora, é uma escolha pela liberdade.
"Uma clínica em que tenho todo o prazer de fazer lá qualquer tipo de tratamento, pois, sei, que ao confiar no processo e no conhecimento da equipa que os resultados pretendidos iram ser atingidos. Grato por me fazerem sentir em casa, como uma verdadeira família."